20 dicas para conquistar seu cliente

20 dicas para conquistar seu cliente
novembro 16 11:04 2006

Para encantar o exigente consumidor moderno, o varejo precisa oferecer alternativas originais para atender às suas necessidades e expectativas.

 

Acostumados à velocidade das informações e à grande oferta de soluções, nossos consumidores estão cada vez mais exigentes. No ato de decidir uma compra, não esperam somente adquirir um produto, mas sim uma solução, que atenda às suas necessidades e preencha suas expectativas. Para encantar o consumidor moderno, o varejo deve ser criativo e estar atento ao perfil do seu público. Precisa oferecer soluções que personalizem o atendimento, que fidelizem o cliente. Você conhece o seu cliente? O que tem feito para influenciá-lo? E para conquistá-lo? O varejo consegue se diferenciar quando percebe que não vende essencialmente produtos, mas sim, serviços. O ambiente da loja, a postura de seus vendedores, a diversificação do mix de produtos, tudo que o diferencia dos demais é um serviço. Quando o consumidor experimenta este novo padrão de atendimento e se identifica, ele está conquistado.

Confira, a seguir, 20 idéias para ajudá-lo a tornar sua loja mais vendedora. Afinal de contas, o consumidor não compra o que você tem para vender. Você é quem vende o que ele deseja comprar.

 

invista no visual da loja

1É fundamental tornar o ambiente agradável para a compra. Não se esqueça de que mais de 70% das decisões de compra acontecem na loja.

Organize sua loja para que todos os produtos sejam de fácil acesso ao consumidor. Aproveite cada metro quadrado com exposição de produtos – a rentabilidade do espaço é crucial para o sucesso do negócio.

 

Abuse dos conceitos de merchandising

Planeje o espaço interno, crie fluxos fazendo com que o consumidor “passeie” por toda a loja. Um grande aliado nesta ação é posicionar produtos no fundo da loja, para que o consumidor seja ‘forçado’ a percorrê-la em sua totalidade, conhecendo o maior número de produtos expostos possível.

Identifique os produtos e seus respectivos preços: facilite o processo de conhecimento para o consumidor.

Trabalhe o conceito de adjacência: otimize a oportunidade de vender produtos que se complementam.

 

Utilize planogramas

(mapas de exposição de produtos)

Criam um espaço agradável e convidativo aos consumidores.

Os produtos ficam logicamente organizados.

Baseiam-se no conceito de explorar o nível de visão natural (1,00 – 1,60 m do chão), em que os produtos expostos nesta faixa são os mais comprados.

Posicionam os produtos-chave da esquerda para a direita (mesmo sentido em que se lê).

Exponha em blocos verticais, que permitem a identificação de todas as linhas e ofertas na primeira leitura  do ambiente.

 

Faça da sua loja uma referência em atendimento

Trabalhe seu capital humano, ele é o grande facilitador e influenciador do processo de venda.

O vendedor deve entender seu papel e importância para o crescimento da loja. Capacite-o e motive-o para que ele também possa ser bem-sucedido no negócio.

Desafie-o. Introduza um método de acompanhamento de metas, assim ele poderá enxergar suas potencialidades e oportunidades de melhorias.

Invista sempre em treinamento – “A alegria que se tem em pensar e aprender nos faz pensar e aprender ainda mais” (Aristóteles).

 

Conquiste seu cliente definitivamente

Ouça mais o seu cliente, entenda o que ele espera da sua loja.

Observe-o. O cliente sempre dá sinais do que espera – surpreenda-o!

Importe-se em conhecê-lo, dessa forma você poderá entender o que ele deseja. Lembre-se: as pesquisas apontam que 80% da decisão de compra se baseia em fatores pessoais e emocionais, e 20% em informações técnicas e conhecimento de produto.

Pergunte sempre. Muitas vezes o cliente não sabe ainda o que realmente deseja.

Facilite o processo de compra. Ofereça condições financeiras para que ele adquira produtos de alto valor. Não hesite em fechar parcerias nesse segmento, é uma grande tendência do mercado varejista.

Vender é ajudar as pessoas a comprar com inteligência – o consumidor gosta de sair de uma loja pensando que tomou uma decisão certa ao comprar e se importa em sentir que a decisão foi dele.


* Amanda Prado de Felicio é gestora de Marketing e Comunicação no mercado musical. E-mail: [email protected]
Comentários
Leia também:  Internacional
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles