“Meu desafio foi vencer a concorrência com as lojas de São Paulo”

“Meu desafio foi vencer a concorrência com as lojas de São Paulo”
dezembro 18 15:51 2008

“Meu desafio foi vencer a concorrência com as lojas de São Paulo”
O proprietário da Lamarca Pro Audio, Antônio Pádua Duarte Rodrigues, conta como os primeiros anos da loja interferiram no sucesso de hoje: ele soube negociar prazos e preços com os fornecedores e aprendeu a entender o mercado local

"Sou de São Paulo, capital, e fui para Limeira em 1991 para trabalhar com uma banda de baile como operador técnico. Em agosto de 1995, eu e minha esposa, Elaine, fundamos a Lamarca Pro Áudio, atuando especificamente com áudio profissional. Como eu já tinha experiência na área por ter trabalhado em empresas como a Micrologic e a Studio R, achei que seria uma boa alternativa de negócio. Nos primeiros anos enfrentamos muitas dificuldades. O desafio era duplo, porque não tínhamos contato direto com os fornecedores e ainda competíamos com as lojas tradicionais de São Paulo.

Para superar essas deficiências, começamos a fechar parcerias com alguns fornecedores que nos ofereciam melhores negociações na hora da compra. Por conta disso, conseguíamos prazos diferenciados, descontos especiais por quantidade do pedido, entre outras vantagens de compra. Foi uma época de muito trabalho e paciência, em que os resultados, às vezes, demoravam a aparecer. Investíamos muito dinheiro e o retorno era lento.
Nessa mesma época, começamos a desenvolver projetos de sonorização em igrejas, escolas, indústrias e até em residências. Foi uma idéia que nos proporcionou um impulso, principalmente por causa da carência no mercado local desse tipo de serviço, tornando a loja tradicional neste segmento.

Em 2004, passamos por uma mudança importante, em que trocamos de ponto. Além de ampliar o espaço para atendimento ao cliente, a nova loja física proporcionou a implantação dos setores de iluminação e de equipamentos para DJ. Saímos de uma área de 80 m2 para 180 m2. Foi uma grande evolução para nós. O mercado na região apresentava essa lacuna e nossos clientes, com acesso mais fácil à Internet, tinham contato mais rápido com as novidades. Por outro lado, essa alternativa exigia de nós um preparo melhor para atender às necessidades de todos eles.

Leia também:  Falta de preparo x falta de interesse

Atualmente, o mercado de instrumentos musicais e áudio profissional oferece muitas opções de produtos, mas nem todas têm qualidade. É preciso ficar atento. Aspectos como acabamento, especificações técnicas e a garantia do produto pelo fornecedor são muito importantes. É desagradável vender um produto para um cliente e ele voltar alguns dias depois para reclamar. Houve situações em que trocamos o produto por outro, de marca diferente, com preço maior, para atender o cliente. Para diminuir esses problemas, adotamos o critério de pesquisar a marca no mercado e com outros lojistas antes de fechar negócio.

Sentimos também a necessidade de trabalhar o marketing da empresa quando percebemos que vários clientes chegavam à loja e diziam que não a conheciam, vindo geralmente por indicação de um amigo. Estávamos divulgando a loja em mídias que não atingiam nossa clientela. Por isso, contratamos uma pessoa especializada na área para nos orientar e fizemos várias mudanças, inclusive na logomarca da empresa. Começamos também a trabalhar nosso site, que está em fase de finalização. Padronizamos nossos impressos de acordo com a nova logomarca e começamos a fazer uma reserva para publicidade.

O ano de 2006 marcou o início do projeto da nova Lamarca Pro Audio, com a intenção de montar uma loja mais ampla, dividida por setores e com mais conforto para os clientes. O projeto foi concretizado no início de 2007. Hoje estamos estabelecidos em uma loja de 380 m2 divididos em dois andares, com setores específicos. Trabalhamos com quatro funcionários e já vemos a necessidade de aumentar esse quadro.
Para quem está começando, aconselho muita perseverança, honestidade e respeito ao cliente. E ter a consciência de que iniciar um negócio hoje, em qualquer área, exige muita pesquisa e investimento.”

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles